18 de fevereiro de 2014

O que é a cadeia de blocos do Bitcoin?

Uma das coisas que fazia com que as moedas virtuais fossem olhadas com desconfiança era a possibilidade muito grande com que eram falsificadas ou gastas duas vezes. O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto (identidade desconhecida) criou a famosa cadeia de blocos que o que promete é tornar o uso do Bitcoin mais seguro e transparente.
Desta forma os mineiros que colocam os seus computadores para o serviço da comunidade Bitcoin, repassam todas as transferências através de complexas equações matemáticas e são recompensados com 25BTC cada vez que encontram um bloco.


A cadeia de blocos é como se fosse um livro de contabilidade, na imagem acima do site blockchain, mostra todas as transferências válidas que são feitas na rede bitcoin. É impossível de apagar ou esconder uma transacção já que a rede é descentralizada.

Ao rede estar descentralizada é impossível adulterar ou falsificar o Bitcoin e é possível para qualquer um ver as transacções de um determinado endereço. No entanto como o anonimato é uma das vantagens das criptomoedas, só com o consentimento do utilizador é que sabemos a quem pertence determinado endereço.


Na imagem acima podemos ver todas as transferências deste endereço e o respectivo saldo, embora não saibamos a quem pertence esta carteira. 
Isto pode levar a gestão do dinheiro público para outro nível, já que qualquer cidadão pode rastrear o dinheiro gasto por exemplo numa Camara Municipal ou num Governo. As transacções são todas publicadas no livro público e são impossíveis de apagar. Isto significa o fim da corrupção, já que nunca perdemos o rasto do dinheiro.
Outros possíveis usos da cadeia de blocos poderia ser em correios, contabilidade de empresas ou na banca. 

Benvindos á revolução!!

Posts parecidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...